Programa de Resgate e Salvamento de Fauna
A ERG engenharia em consórcio com a STCP, está realizando o Programa de Resgate e Salvamento de Fauna em áreas de supressão vegetal para a formação do Reservatório da UHE Colider, no Mato Grosso. A UHE Colíder encontra-se em processo de construção no Rio Teles Pires, na Sub-bacia do Rio Tapajós, Bacia Amazônica, localizada nos municípios de: Colíder, Nova Canaã do Norte e Itaúba, estado do Mato Grosso. A potência instalada será de 300 MW, com a previsão de reservatório com área de 168,2 Km². Para isso, será necessário realizar a supressão de aproximadamente 8,2 mil hectares de vegetação. O resgate realizado pela equipe de fauna do Consórcio STCP-ERG tem grande importância para minimizar os impactos gerados na fauna silvestre das áreas afetadas pela construção da UHE Colíder e compreende os seguintes grupos faunísticos:
- Artrópodes peçonhentos;
- Vertebrados em geral;
- Ninhos de abelhas sociais sem ferrão (Meliponini).
Animais resgatados
Através da busca ativa durante a supressão da vegetação, são resgatadas, principalmente espécies com capacidade limitada de locomoção (como quelônios, anfíbios, pequenos lagartos, serpentes e pequenos mamíferos) e que não conseguem sair da área de intervenção. Os ninhos de aves são marcados e monitorados e os ninhos de abelhas sem ferrão são realocados em meliponários intermediários e em seguida são levados para áreas fora da cota de alagamento.
Animais resgatados ainda filhotes ou que necessitam de tratamento veterinário são encaminhados aos Centros de Triagem, onde recebem alimentação e outros tratamentos necessários.
As equipes de Resgate de Fauna são formadas por profissionais diversos, como veterinários, biólogos, ajudantes, motosserristas e motoristas.