Apoio a 39 municípios em Minas e no Espírito Santo

Quase 40 cidades de Minas e do Espírito Santo já receberam apoio da equipe do contrato de Gerenciamento Técnico ao longo dos últimos três anos. O trabalho dos colaboradores da ERG Engenharia consiste em dar assistência técnica a esses municípios de forma que eles consigam apresentar um bom projeto na área de saneamento, requisito básico para participar do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos, criado pela Fundação Renova.

‘‘Muitos municípios não têm condições de elaborar o documento por conta da necessidade de profissionais especializados’’, explica o coordenador do contrato, Luiz dos Santos Júnior. De acordo com ele, por esse motivo muitas prefeituras optam por realizar a contratação de empresas para desenvolver esse projeto e é exatamente neste momento que a equipe do Gerenciamento Técnico passa a atuar.
Os profissionais da ERG analisam os projetos de forma a definir se eles se enquadram ou não na realidade dos municípios e nos critérios técnicos de engenharia. Eles ainda apoiam os municípios durante a execução das obras, além de ajudar na parte de licenciamento ambiental e regularização fundiária.

Para elaborar um bom projeto são necessários, em média, seis meses, contando todas as fases. Até agora seis obras que fazem parte do programa já foram concluídas e outras 15 estão em andamento. Durante esses três anos de contrato, a equipe da ERG já fez 46 oficinas de treinamento com os municípios.

Encontro – Nos dias 05 e 06 de outubro a equipe do Gerenciamento Técnico esteve em Belo Horizonte para um encontro cujo principal objetivo era fortalecer o vínculo entre os colaboradores do contrato, que trabalham em três pólos distintos – Mariana e Ipatinga, em Minas Gerais; e Colatina, no Espírito Santo. Além disso, os profissionais da ERG, que atuam em 39 municípios mineiros e capixabas dando apoio técnico às prefeituras, se reuniram com os responsáveis pelo programa criado e gerido pela Fundação Renova.

No primeiro dia a abertura foi feita pelo gerente de Gestão de Pessoas e Processos, Eduardo Vidal. Na sequência a equipe de RH falou sobre a atuação da empresa, benefícios para os funcionários e realizou uma ação para promover uma maior interação entre os colegas, além de destacar questões relacionadas à liderança e à comunicação. Ainda no dia 05 os gerentes de Meio Ambiente, Maria Edna Ornelas, e de Operações, Marco Antônio Menezes, falaram sobre os atuais contratos da empresa. Temas como topografia e segurança do trabalho também foram apresentados.

Diretor-Presidente da ERG Engenharia, Délio Morais, agradeceu a todos os colaboradores e destacou a importância e a qualidade do serviço prestado por cada um deles. Ele ainda lembrou que o o tipo de serviço desenvolvido no contrato lhe traz uma memória afetiva. ‘‘Quando ganhamos essa concorrência foi uma alegria muito grande pelo fato de eu ter trabalhado, mesmo antes de me formar, sempre com saneamento’’, revelou Délio.

Reconhecimento – O segundo dia foi destinado às discussões diretamente ligadas ao andamento do programa. Gestor do contrato na Fundação Renova, Tarquíno dos Anjos ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da ERG Engenharia . ‘‘Vocês têm uma importância fundamental nesse programa. Quero reconhecer esse trabalho que vocês têm desempenhado junto à Fundação nesse objetivo que é fazer as ações de esgotamento sanitário e resíduos sólidos e repassar recursos aos municípios’’, destacou.

Para Maria Edna Ornelas, o encontro foi ‘‘muito positivo não só pela oportunidade de aproximação com a empresa, mas também entre o corpo técnico’’. Já Luiz dos Santos, coordenador do contrato, destacou que além do saldo positivo para a equipe, houve também um ganho na relação entre a empresa e o cliente. A engenheira civil Danielle Godoy foi a primeira colaboradora contratada para o projeto e disse que além de todo aprendizado, o encontro foi motivador.

Sobre o autor