Setembro Amarelo na ERG

“O suicídio é um tabu sobre o qual não queremos falar a respeito em nosso ambiente familiar nem na roda de amigos. Porém, sabemos que ‘falar é a melhor solução’, pois quanto mais informações a sociedade tem sobre prevenção, mais podemos ser efetivos em salvar vidas”. A avaliação é da psicóloga Samantha de Souza, que no último dia 22 de setembro conversou sobre o tema com mais de 100 colaboradores de todos os contratos ERG.

Durante a palestra on-line ela alertou sobre o aumento do número de mortes desse tipo no Brasil e lembrou qye a falta de políticas-públicas voltadas especificamente para a questão do combate e da prevenção ao suicídio é um dos principais fatores que contribuem para essa realidade. Samantha lembrou ainda em sua fala o quanto as ações de valorização à vida são importantes e destacou que há sempre uma solução para aqueles problemas difíceis.

Árvore do bem – Em uma iniciativa inédita na ERG, uma das ações preparadas pelo setor de Saúde e Segurança foi a instalação na sede, em Belo Horizonte, e na filial, em Mariana, de uma árvore cujos frutos eram mensagens de apoio que puderam ser “colhidas” ao longo do mês pelos colaboradores. A ideia foi replicada e adaptada em alguns contratos.

Nas três unidades do Vale Gestão Técnica de Fazendas, além da árvore foram criados painéis colaborativos com as mãos de cada funcionário. No contrato ArcelorMittal Topografia, que fica em João Monlevade, assim como no Vale Topografia Corredor Sudeste, em Barão de Cocais, as equipes participaram de um DSS e receberam mais informações sobre o tema. Em Mariana, várias ações acontecerão na filial e em outros contratos que têm suas atividades realizadas no município.

 

Sobre o autor