A alta direção da ERG, as duas áreas de negócio – Engenharia e Meio Ambiente – e outros quatro setores de apoio – Comercial, Compras, Logística, Qualidade e Tecnologia da Informação foram auditados por um grupo de colaboradores da empresa entre os dias 21 e 25 de agosto.
A auditoria interna é uma importante ferramenta criada com o objetivo de garantir conformidade e eficácia dos procedimentos de uma empresa. Ela é ainda mais fundamental pois é uma peça-chave no processo de preparação para a auditoria externa, que, no caso da ERG, garante a recertificação da empresa na norma ISO 9001:2015.
‘‘A necessidade de uma governança transparente, ética e sólida, aliada a uma gestão bastante assertiva dos processos produtivos, são fatores fundamentais para que haja o crescimento sustentável de qualquer empresa. Estas considerações e sua importância devem ser entendidas por todos nós que compomos o time da ERG’’, destaca Délio Morais, diretor-presidente da empresa.
Rangel Nascimento, conta que a realização da auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) está prevista na norma ISO 9001:2015, mas que, para a ERG, ela é muito mais que só uma obrigação. ‘‘A alta direção da empresa, mesmo entendendo que o processo de auditoria interna se trata de requisito obrigatório da norma ISO 9001:2015, vai além e vê com bons olhos que este é um momento para revisitar todos os processos e para identificar possíveis atualizações e melhorias para o negócio da ERG’’, ressalta Nascimento.
Preparação – Durante o processo de planejamento da auditoria interna 13 colaboradores de diversas áreas da ERG participaram do curso “Interpretação, implementação e formação de auditores internos na NBR ISO 9001:2015”, que foi ministrado pela consultora Patrícia Gomes França no dia 03 de agosto.
Os participantes receberam informações sobre como fazer a interpretação e conhecer os conceitos da norma ISO 9001:2015 e realizar uma boa auditoria interna. ‘‘Além de ter sido bastante esclarecedor, (participar do curso) foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional’‘, ressalta a analista de qualidade Patrícia Souza, do contrato Vale Controle Tecnológico Corredor Sudeste. ‘‘Foi a primeira vez que fiz um curso sobre o assunto e consegui absorver muito conhecimento. Já estou colocando algumas habilidades em prática no meu setor’’, avalia Nelciley Rodrigues, técnica em enfermagem do trabalho.