‘‘O mundo do trabalho e das organizações tem sido impactado por uma série de transformações e um dos muitos desafios é discutir sobre situações de violência, discriminação e assédio no ambiente de trabalho’’. Essa é a constatação de Josele Freitas, psicóloga, que no último dia 12 de julho fez uma palestra na fazenda Bom Retiro, que integra o contrato Vale Gestão de Fauna e Fazendas, em Brumadinho.
A ação é uma realização do setor de RH da ERG com apoio da Comunicação.
Durante pouco mais de uma hora ela conversou com os colaboradores sobre a importância de se discutir o assédio no ambiente de trabalho, trouxe exemplos claros de situações que acontecem no dia a dia, mostrou o que pode e o que não pode ser considerado assédio e contou com a participação da plateia. ‘‘Esse é um tema ainda pouco discutido nas empresas e essa oportunidade de estamos todos juntos para falar sobre o assunto é um avanço indiscutível. Olhos atentos, expressões e interesse no assunto com participação destacaram esse encontro’’, diz Josele.
Para Eduardo Vidal, gerente de Gestão de Pessoas e Processos da ERG, ‘‘apesar de esse ser um tema muito sensível, é extremamente necessário debatê-lo nos ambientes corporativos, principalmente nos dias atuais, quando as relações de trabalho requerem um maior nível de acolhimento’’.
O Código de Ética da ERG deixa claro que a empresa não tolera nenhum tipo de assédio e discriminação. Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria através do site www.ergbh.com.br/contato.
No próximo dia 18, terça-feira, o evento será realizado na fazenda Batatal, em Barão de Cocais, que integra o contrato Vale Gestão Técnica de Fazendas.